Inaugurada a Expor Recanto do Poeta Contemporânea Confraria de Arte e Design

Inaugurada a Expor Recanto do Poeta Contemporânea Confraria de Arte e Design

Expor Recanto do Poeta, 05/10/2019 Por Luiza Miranda

No aprazível bairro Recanto do Poeta, em Lagoa Santa, no dia 05 de outubro, foi inaugurada a mostra coletiva de arte e design Expor Recanto do Poeta. O evento, promovido pela Contemporânea Confraria Arte e Design, apresenta obras de diversos artistas em espaço diferenciado e inspirador.

A Expor Recanto do Poeta foi idealizada por Lucilene Bredoff, responsável também pela curadoria, juntamente com Marcos Esteves, sendo realizada por Lucilene Bredoff, Marcos Esteves, Robson Emerick, Henrique Piantino e Letícia Pinto, talentosos artistas que promovem a cultura nas Gerais. O paisagismo do jardim, a disposição das obras e dos móveis no local, levam a assinatura de Lucilene, Robson e Marcos.

O projeto inclui trabalhos de criadores mineiros e seus olhares do mundo, de técnica própria e suas referências, sendo que as diversas particularidades remetem à contemporaneidade. Este fato vai de encontro também às mudanças, visto que as pessoas estão valorizando mais a arte e o design. E, consequentemente, a noção de que o acesso a estes campos da criatividade vem se tornando uma questão cultural.

O intuito da exposição é que o visitante perceba possibilidades reais de transformação de seus espaços, devido ao fato de que, além de beleza e funcionalidade, a arte e o design inspiram, encantam e trazem vida ao ambiente.

A designer de interiores e light designer, Lucilene Bredoff considerou: “Atuo com ambientação e há cinco anos comecei a fazer um trabalho nas mostras, de integração dos artistas mineiros nos meus ambientes. A partir daí, estes grupos de artistas se reuniram, gerando o Contemporânea Confraria Arte e Design. Quando penso num produto ou objeto, o artista faz a intervenção no meu projeto. Essa confraria visa reunir artistas mineiros, de diferentes linguagens, em função da arte. Encontramos essa atividade em outros estados, porém em Minas Gerais faltava esse movimento, mas a partir de agora temos uma confraria de artistas para desenvolver projetos em conjunto”.

“Abri as portas da minha casa a fim de reunir obras de mais de quarenta artistas para mostrar seus trabalhos em Lagoa Santa, uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, mas que está em pleno desenvolvimento, pois aqui acontecem diversos eventos direcionados à cultura. O nosso objetivo é levar a arte aonde o povo está”, finaliza Lucilene.

O artista visual, Marcos Esteves, comentou: “Há uns cinco anos meu caminho está sendo trilhado em fazer curadoria e expografias de exposições, assim angariei uma bagagem maior relativa aos trabalhos que desenvolvi. O evento de hoje está pautado no fato de que estamos tentando experimentar outros mercados porque os mesmos estão muito fechados e os artistas estagnados dentro dos ateliês. A adesão foi muito grande, sendo que muitos artistas consagrados e ONGs, ao saberem da mostra, começaram a nos procurar. Foi uma grata surpresa e o evento tomou outra dimensão. O nível das obras de arte da mostra foi mais alto do que imaginamos, o que nos proporcionou muita felicidade, mas ocasionou grande responsabilidade em fazer e acontecer da melhor maneira possível. A participação das ONGs, cujas vendas serão revertidas para projetos sociais, também torna-se algo muito gratificante para todos nós”.

A artista plástica Letícia Pinto, que trabalha com fotografia manipulada em ambiente digital, observa que Lucilene transformou sua residência numa galeria e fez um projeto luminotécnico maravilhoso, onde não existe ofuscamento. A iluminação de efeito no jardim destaca as obras de Robson Emerick, Fátima Santiago, Emerson de Paula e de Luiz Antônio J. Camp. Encarregada de fazer um portfólio do grupo, Letícia teve oportunidade de saber um pouco da biografia dos participantes, o que a deixou impressionada.

“Minhas obras se encontram no banheiro da mostra, o que pode ser considerado curioso, mas em casa que o proprietário gosta de arte, a mesma pode estar presente em todos os ambientes. A curadoria revela que não existe tabu quanto à textura dos revestimentos das paredes interferir negativamente nas obras. Lucilene já alimentava esse projeto há alguns meses e solicitou apoio à equipe responsável pela realização da mostra”, conclui Letícia.

Artistas e designers participantes: Abadia Antunes, Adriana Santos, Aline Guerra, Andreza Nazareth, Belkiss Diniz, Cristhina Coluccini, Cristina Haibara, Danilo Mata, Djalma Marcelino, Domingos Gariglio, Dulce D’Assunção, Emerson de Paula, Fátima Aquino, Fátima Santiago, Fernando Guimarães, Gui Mazzoni, Henrique Piantino, Hyvall, Ivone Beoli, Lenice Pitanguy, Lenny Hipolito, Leticia Pinto, Lu Abreu, Lucas Castilho e Marcelo Keone, Lucilene Bredoff, Lucia Josina, Luiz Antônio J. Camp, Marcos Esteves, Maria Tereza Penna, POMME, Rafael Abreu, Raquel Lima, Regina Moraes, Ricardo Lemos, Robson Emerick, Rosiana Cialdretti, Sandra Motta, Teresa Gontijo e Zanne Neiva.

O evento contou com participações especiais do GAPA – Grupo de Apoio e Proteção aos Animais de Lagoa Santa; Projeto Costurando Sonhos do estilista Victor Dzenk; Projeto Mixtura; Rota das Doceiras da Lapinha, grupo de mulheres que produzem doces, que levaram delícias para a mostra. Estas entidades foram representadas por alguns de seus integrantes e propiciaram um diferencial ao acontecimento.

Apoiadores e parceiros: Amplio Móveis, BH Eventos, Certa Design Móveis Planejados, Cézar Santiago Pinturas e Cia. Ltda, Curta Lagoa, Eucatex, GAPA Lagoa Santa, Forte & Seguro Segurança e Automação, Igara Plantas, Lucilene Bredoff Design de interiores e Light Design, Miski Mikuy, Mixtura, Portal Impaccto, Projeto Costurando Sonhos by Victor Dzenk, Rota das Doceiras da Lapinha, Universo Elétrico, Vidrália.

Visitação da mostra: 06 a 31/10/2019 Horário: 10h às 18h Agendamento de visitas durante a semana: quinta-feira a domingo

Expor Recanto do Poeta

Av. Palmeiras, 296, Recanto do Poeta, Lagoa Santa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *